Presidente David Reis participa da entrega da Medalha Ruy Araújo ao ministro Mauro Campbell e ao juiz Lizandro Gomes Filho

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), participou, nesta quinta-feira (28 de agosto), da solenidade de entrega da Medalha Ruy Araújo, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que homenageou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell, e o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Lizandro Gomes Filho.

Representando o Poder Legislativo Municipal, o presidente David Reis destacou a importância de simbolizar os “munícipes” que não puderam estar presentes na solenidade.

“Na condição de vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus, não poderia deixar de comparecer a esta justa homenagem, representando todos os munícipes que também gostariam de estar aqui presentes. Por uma questão de protocolo e dever institucional, venho cumprir esse ofício com imensa satisfação. Sinto-me feliz por representar o Poder Legislativo da cidade de Manaus neste momento”, disse.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), o governador Wilson Lima (União Progressista), o vice-prefeito de Manaus, Renato Junior (Avante), deputados estaduais, além dos vereadores Jander Lobato (PSD), vice-presidente da CMM e Eurico Tavares (PSD), magistrados, procuradores e membros do sistema de Justiça.

O vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, comentou sobre a relevância do reconhecimento ao ministro Mauro Campbell.

“É um evento de grande importância para a nossa capital. Estamos homenageando um ministro manauara, uma voz do Amazonas, agora também no papel de corregedor nacional. Isso nos enche de orgulho. Ter essa presença no Supremo Tribunal, representando não só Manaus, mas toda a região amazônica, é algo de grande relevância”, enfatizou.

Nascido na capital amazonense e formado em direito, Mauro Campbell Marques ingressou em junho de 2008 no STJ, onde faz parte da Corte Especial, da Primeira Seção e da Segunda Turma. Antes, integrou o Ministério Público por 21 anos e chefiou a instituição no Amazonas.

“Somos 33 ministros no Superior Tribunal de Justiça e, até hoje, na história do tribunal, eu fui o primeiro, e ainda o único, ministro oriundo da região Norte, com toda a minha trajetória de vida construída aqui. Recebo esta comenda com gratidão, como um gesto que fortalece ainda mais a minha responsabilidade. Ela me dá confiança e estímulo para continuar representando, da melhor forma possível, o povo amazonense”, expressou o ministro.

Além do ministro, a Aleam também homenageou o juiz auxiliar do CNJ Lizandro Garcia Gomes Filho, que também é natural de Manaus, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Amazonas.

Servidor da Câmara Municipal de Manaus entre 1993 e 1995, Lizandro tem uma carreira marcada pela dedicação ao serviço público. Graduado em Direito pela UFAM, é também pós-graduado em Direito Internacional e cursou a Escola da Magistratura do TJ-AM. Antes de ingressar na magistratura, atuou como técnico e analista judiciário, delegado de polícia, promotor de justiça e foi aprovado em diversos concursos, incluindo o do Ministério Público.

A medalha

Criada em 1981, por meio do Projeto de Resolução Legislativa nº 1/1981 e oficializada pela Resolução Legislativa nº 105/81, a Medalha Ruy Araújo é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo do Amazonas. A comenda reconhece personalidades com atuação relevante nas áreas política, jurídica ou cultural, cujas ações impactam positivamente a população amazonense.

A homenagem ao ministro Mauro Campbell foi proposta durante a 17ª Legislatura pelo então deputado Marcos Rotta. A saudação oficial foi feita pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Progressista). Já a comenda concedida ao juiz Lizandro foi proposta por Roberto Cidade e pelo deputado Sinésio Campos (PT).